RSS

Manobras no pátio da ABPF na Mooca

21 ago
O carro Pullman sendo manobrado pela locomotiva U6B da CPTM no pátio da Mooca

Na semana passada foram realizadas manobras de rotina no pátio da ABPF na Mooca afim de se reorganizar o material rodante. Como a locomotiva a vapor nº 5 encontra-se em processo de manutenção, o que a impede de funcionar, contamos com a colaboração e apoio da CPTM, que gentilmente cedeu uma de suas locomotivas diesel com equipagem para a realização das movimentações que por sua vez fazem parte do plano de reestruturação daquele pátio da ABPF, com revisão do material rodante. Na oportunidade, com a locomotiva diesel engatada no carro Pullman da antiga Cia. Paulista, realizou-se testes do sistema de freio afim de se verificar o mesmo uma vez que pretende-se futuramente homologar este carro para tráfego nas linhas das concessionárias, a exemplo do que já foi feito com outros carros e locomotivas.

A movimentação foi rápida e o carro se deslocou apenas por cerca de 50m para a realização do teste do sistema de freio e o reposicionamento no pátio da ABPF, sendo estacionado de forma a se facilitar futuras movimentações. Salienta-se que nenhum carro, vagão ou locomotiva foi levado para a Lapa, estando todo o material rodante da associação estacionado no próprio pátio. Cabe frisar também que, conforme mencionado acima, a movimentação foi realizada por uma locomotiva da CPTM em dia e horário onde a mesma estava disponível, uma vez que a ela tem grande utilização nas linhas e oficinas da companhia e, “horários vagos” são raros, além de se ter janela de horário disponível para deslocamento da mesma pelas linhas por onde circulam os trens metropolitanos e de carga.

Manobras como essa são realizadas constantemente em todos os pátios da ABPF, seja para formação das composições para receber passageiros, seja para manutenção ou para reposicionamento do material rodante; é uma atividade de rotina realizada pelos colaboradores e voluntários de cada regional que estão presentes no dia a dia de cada unidade da associação.

Deixamos registrados aqui mais uma vez nossos agradecimentos a CPTM e a seus colaboradores pelo apoio e enaltecemos o compromisso da CPTM em apoiar a causa da preservação da memória ferroviária, importante capítulo da história não só do estado de São Paulo mas também de todo o país.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de agosto de 2021 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: