RSS

Regional Sul de Minas

A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) é uma instituição de caráter cultural, instrutivo e recreativo, sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico promover a preservação do patrimônio histórico das ferrovias brasileiras. A entidade luta pela preservação do patrimônio ferroviário.

Seu patrimônio é um bem público que liga o passado recente ao presente do País. A entidade é reconhecida como uma das mais importantes associações de preservação ferroviária em atuação.

Este sitio contém informações e noticias sobre as atividades da Regional Sul de Minas, que abrange os trens em operação nas cidades de Passa Quatro – MG (Trem da Serra da Mantiqueira) e São Lourenço – MG (Trem das Águas), além das oficinas de reparação pesada de locomotivas a vapor em Cruzeiro – SP.

 

9 Respostas para “Regional Sul de Minas

  1. evandro maciel pereira

    10 de novembro de 2013 at 13:26

    Sou natural do sul de minas (Aiuruoca) e vivo hoje no vale do paraíba. A pouco tempo andei de trem pela primeira vez em Passa Quatro. Achei fantástica a experiencia que antigamente era o principal meio de ligação entre localidades distantes. Meus pais, por exemplo, usaram muito o trem em suas viagens na juventude e sempre ouvi histórias a respeito como a viagem deles e de toda a família até Aparecida para se casarem. Assim como eu muitos tem histórias pra contar e outros tem muito a aprender com o passado. Preservar esse patrimônio histórico não é fácil, porém é muito importante para a gerações futuras conhecerem mais da nossa história, para o desenvolvimento turístico das cidades e para manter vivo a memória de muitos que usaram, trabalharam nas ferrovias e construíram toda essa malha ferroviária pelo país. Meio de transporte de massa e que deveria ser mais valorizado pelos governantes, nem que fosse apenas como transporte de carga. Venho aqui cumprimentar todos aqueles que se empenham nessa causa e aplaudir de pé a iniciativa de restauração do pátio da estação de Passa Quatro e a manutenção da Maria Fumaça. Sugiro ainda, para a divulgação dessa causa, o uso do programa da Tv Aparecida “Terra da Padroeira” no quadro “Terra visita” um passeio de trem na serra de Passa Quatro. Isso levaria até muitos do interior o conhecimento da reativação do trem que certamente já foi meio de transporte para muitas romarias à Aparecida trazendo mais pessoas para prestigiar esse passeio tão prazeroso. Quero deixar aqui também registrado minha tristeza em ver uma estação de trem tão bonita em Poços de Caldas MG que asfaltou seu pátio e deixou seu trem “morrer”. Meus votos de sucesso a todos que preservam nosso matrimonio histórico. Grande abraço!

     
    • bcsanches

      11 de novembro de 2013 at 9:38

      Olá Evandro, obrigado pelas visitas, no trem e no site. Obrigado também pelos elogios!

      Sobre a divulgação na TV, o custo é proibitivo para nós no momento. Sobre Poços de Caldas, o pessoal de lá tem feito um movimento grande para restaurar a estação e ativar o trem de turismo na cidade. Nesse divulgam os trabalhos: http://www.memoriadepocos.com.br/

       
      • evandro maciel pereira

        19 de novembro de 2013 at 21:38

        Minha sugestão é justamente o contrario. Esse programa que vai ao ar sabado a noite na tv aparecida é um programa musical, mas tem um quadro onde o presentador visita fazendas, sítios e lugares do interior. É bem humorado e divertido. Não creio que exista custo nisso, mas foi só uma ideia. De qualquer modo assista algum dia, se puder. Alem de engraçado você pode ter alguma ideia a respeito. Abraço!

         
  2. bcsanches

    26 de novembro de 2013 at 9:36

    Entendi Evandro, vou dar uma olhada sim. Obrigado pela sugestão.

     
  3. Jorge Telles Faria

    15 de junho de 2016 at 23:16

    Que alegria em descobrir que a maravilhosa Locomotiva 1424, continua viva. Tive o prazer de viajar nesta locomotiva, nos anos 90, quando percorria o trecho de Guapimirim-RJ até Visconde de Itaborai-RJ. Pena que os idealizadores, não obtiveram o devido apôio das autoridades, para a implementação e manutenção deste atrativo turistico. Certamente, se tivesse chance de uma “PROPINA”, a coisa teria fluido.
    Que belo exemplo de preservação de nossa história.

     
    • bcsanches

      16 de junho de 2016 at 12:03

      Obrigado!

       
    • Edson

      25 de junho de 2016 at 9:33

      SOU A FAVOR QUE ESSE TRECHO CITADO PELO AMIGO JORGE SEJA REATIVADO COM ALGUMA MARIA FUMAÇA EM 2017

       
  4. Jorge Telles Faria

    4 de abril de 2017 at 16:05

    Acabo de efetuar o passeio do “Trem das Águas em São Lourenço.
    Quanta emoção em voltar a viajar na 1424 ( Jovem senhora de 91 anos)
    Fiquei muito feliz com a ótima preservação da Estação de São Lourenço, assim como da locomotiva e vagões .parabéns aos abnegados integrantes da ABPF.
    A todos que não conhecem, não percam a oportunidade de viver uma “Volta ao Passado” Vale a pena

     
    • bcsanches

      4 de abril de 2017 at 16:11

      Muito obrigado Jorge!!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: