RSS

ALCO RSD-8 3507

Fabricante: American Locomotive Company, E.U.A. 

A 3507 no pátio de Cruzeiro-SP

Ano de fabricação: 1958
Placa: 82844
Tipo: RSD-8
Bitola: 1,00m
Transmissão: Elétrica
Rodagem: C-C
Combustível: diesel
Procedência: Cia. Paulista de E.F., Cia. Mogiana de E.F., FEPASA e Terminal XXXIX

Esta é uma locomotiva diesel-elétrica modelo RSD-8 rodagem C-C construída pela American Locomotive Company nos Estados Unidos em 1958. A locomotiva 3507 faz parte de um lote de 10 unidades adquirido originalmente pela Cia. Paulista de Estradas de Ferro, sendo numeradas inicialmente como 900 a 909.

Posteriormente essas locomotivas foram transferidas para a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, onde foram renumeradas como 21 a 30.

Com a formação da FEPASA, essa série de locomotivas foi novamente renumerada, recebendo as matrículas de 3501 a 3510.

Na fase FEPASA, trabalhou na Baixada Santista juntamente com as demais locomotivas da série; a 3507 foi uma das locomotivas que trabalhou no TIM – Trem Intrametropolitano. Com o fim do TIM, a 3507 ia ser cortada como foram as outras no pátio da CPTM. Felizmente a concessionária no porto de Santos a adquiriu, reformou e a pintou praticamente no esquema da primeira pintura da FEPASA, azul e branco.

No porto, passou a ser utilizada para realizar manobras com os vagões que entravam e saíam do terminal. Nos últimos anos a locomotiva ficou ociosa, o que motivou a sua venda.

A Regional Sul de Minas passou então a negociar com o proprietário da 3507 e após alguns meses de conversas e acertos burocráticos foi feita a aquisição da mesma em meados do mês de novembro. A partir daí iniciou-se os planejamentos para realizar sua remoção e transporte, o que veio a acontecer na primeira semana de Dezembro. Hoje a locomotiva encontra-se no pátio das oficinas de Cruzeiro, onde passará por revisão antes de ser entregue ao tráfego.

Anúncios
 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: