Locomotiva 353
Fabricante: The Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1927
Placa: 59726
Tipo: Pacific (4-6-2)
Bitola: 1,60m (5′ 3″)
Expansão do vapor: Simples
Produção de vapor: Superaquecido
Combustível: lenha (madeira) ou carvão.
Procedência: Estrada de Ferro Central do Brasil.
Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927 para a então Estrada de Ferro Central do Brasil. Veio em um lote de 20 locomotivas, numeradas de 350 a 369 que tinham como principal atribuição tracionar o principal trem de passageiros entre Rio de Janeiro e São Paulo (o Cruzeiro do Sul), formado pelos carros de aço fabricados pela ACF – American Car & Foundry em 1929. Uma característica peculiar dessas locomotivas é o fato de serem dotadas de três cilindros.
A 353 trabalhou principalmente a frente deste trem até 1945, quando as locomotivas a diesel ALCO RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul até 1950, quando ele foi suprimido, dando lugar ao Santa Cruz, com os novos carros de aço inoxidável fabricados pela Budd. A partir de então, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60.
A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e, após sua “aposentadoria”, ficou por décadas no depósito de Cachoeira Paulista. Na década de 1980 a RFFSA a reformou e para fazer trens especiais, muitos em parceria com a ABPF. Por volta de 1997/1998, foi transferida para definitivamente para a ABPF.
Trem dos Imigrantes
A regional São Paulo recebeu então a locomotiva 353 no final da década de 1990 e passou a utilizá-la no Trem dos Imigrantes, na Mooca, na capital paulista, percorrendo parte do antigo ramal do Hipódromo, próximo a Hospedaria dos Imigrantes.
Por anos a 353 revezou os trabalhos com a locomotiva nº5, também ex. Estrada de Ferro Central do Brasil até que a mesma precisou parar para passar por manutenção.
Trem de Guararema
Com o projeto do Trem de Guararema, a regional Sul de Minas assumiu os trabalhos de manutenção da 353 bem como da implantação e operação do mesmo. A locomotiva então recebeu uma extensa manutenção, deixando-a apta a trabalhar novamente.
No final de 2012, a 353 e mais três carros de passageiros de madeira ex. SPR foram levados para Guararema.
Finalmente, após ajustes, testes e resolvida a burocracia, o Trem de Guararema foi inaugurado no dia 16 de outubro de 2015, tendo a frente a locomotiva 353, que voltou a trabalhar em parte do seu trecho original, onde décadas antes ela passava liderando o Cruzeiro do Sul. Foi um momento histórico e mais uma vez a maior locomotiva a vapor em funcionamento no país estava plenamente atividade.
Ela esteve a frente do Trem de Guararema por cerca de 5 anos, quando em janeiro de 2020 ela foi então retirada de circulação devido a necessidade de poupa-la até que fosse possível enviá-la para receber a reforma geral nas oficinas de Cruzeiro/SP. Desde o início sabia-se que seria um grande desafio levá-la para as oficinas, distantes cerca de 160 quilômetros de Guararema. A ideia inicial era levá-la por via ferrovia, sendo rebocada por locomotivas a diesel mas, após avaliação, verificou-se que não seria possível.
Após muito planejamento e preparação, verificou-se que a única opção viável seria desmontá-la parcialmente em Guararema e a colocar sobre carretas especiais para transportá-la via rodovias para as oficinas de Cruzeiro, operação essa realizada em no final de 2023.
Atuações
A 353 fez alguns “bicos” como atriz enquanto esteve a frente do Trem de Guararema, sendo suas principais atuações listadas abaixo:
- Sol Nascente
- Mauá – O Primeiro Gigante
- Divaldo – O Mensageiro da Paz
Projetos Futuros
No presente momento a 353 está passando por uma revisão geral nas oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP, serviço de alta complexidade que, ao que tudo indica, foi realizado pela última vez nela na década de 1950.
Vídeos
A locomotiva 353 participou da minissérie Mauá, O Primeiro Gigante do History Chanel em 2019:
A locomotiva 353 participou também do filme Divaldo – O Mensageiro da Paz do 20th Century Studios Brasil em 2019:
Links
Colaboraram
- Bruno Crivelari Sanches
- Felipe Crivelari Sanches
- Jonas Martins




