Entre os dias 13/10 e 17/10 foram realizados 10 passeios sociais no Trem de Guararema, onde alunos da rede de ensino da cidade puderam fazer o passeio de forma inteiramente gratuita; os alunos foram acompanhados por professores e monitores, totalizando 2.265 pessoas que embarcaram no trem e fizeram o passeio de ida e volta até a Vila Luís Carlos.
Os passeios de trem, além de comemorarem o Dia das Crianças, fizeram parte da programação da 4ª Festa Literária de Guararema (FLIG), que teve duração de nove dias e contou com diversas atrações, incluindo lançamentos de obras, bate-papo com autores, tardes de autógrafos, shows, apresentações teatrais e um pavilhão inteiramente dedicado à Literatura Infantil, onde editoras e livrarias expuseram e comercializam lançamentos e títulos consagrados.
Essas atividades ocorreram em vários locais do município e, na Vila Luís Carlos, houveram apresentações teatrais, para onde os alunos foram levados de trem em uma aula-passeio.
Essa “semana de passeios” no Trem de Guararema já se tornou tradicional, sendo este o quarto ano consecutivo; é sempre um grande acontecimento para as crianças da cidade, que adoram realizar o passeio de trem.
Esses trens especiais foram realizados pela ABPF dentro do seu programa de “Trens Sociais”, onde a associação procura contemplar a comunidade local e as instituições de relevância dos municípios onde atua com passeios gratuitos e/ou como forma de arrecadação de doações para instituições filantrópicas afim de se incentivar a educação patrimonial no município e promover o acesso a este meio de transporte, sendo um resgate desse importante capítulo da história. O custo dessas viagens sociais é 100% subsidiado pela ABPF, não havendo nenhum ônus para as entidades ou órgãos públicos.






