RSS

Trem Turístico Cultural para Escolas

Locomotiva 332 na Ponte Estrela em Passa Quatro MG, Trem da Serra da Mantiqueira

Locomotiva 332 na Ponte Estrela em Passa Quatro MG, Trem da Serra da Mantiqueira

O Projeto “Trem Turístico Cultural para Escolas” tem como objetivo resgatar os aspectos históricos da região, através de atividades lúdicas extraclasse, proporcionado primeiramente pelo passeio em autêntico trem movido a vapor (Maria Fumaça), que percorrerá os 10 km entre as estações de Passa Quatro e Coronel Fulgêncio (esta última na boca do túnel, do lado mineiro, onde aconteceram os históricos combates da Revolução Constitucionalista de 1932) no já conhecido Trem da Serra da Mantiqueira.

Durante a viagem de trem, um guia da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) irá acompanhar o grupo, falando sobre temas, como, por exemplo:

  • História da ferrovia Minas e Rio
  • Detalhes sobre o trecho ferroviário Passa Quatro – Coronel Fulgêncio
  • Demonstração e explicações sobre o funcionamento da locomotiva a vapor
  • Curiosidades ferroviárias
  • Combates durante a Revolução Constitucionalista de 1932 na região e importância estratégica da ferrovia
  • Meio Ambiente e preservação da natureza local

Dessa forma, os estudantes podem vivenciar em um mesmo passeio lições de História, Geografia, Física, Meio Ambiente, dentre outros temas transversais, além de um retorno ao passado.

Trem logo após partir da estação de Passa Quatro

Trem da Serra da Mantiqueira logo após partir da estação de Passa Quatro

No retorno à estação, opcionalmente, a programação se estenderá com a visita ao “Projeto Brasil Nota 10“, onde os alunos terão a oportunidade de fazer uma viagem por páginas marcantes da história de nosso país, através de maquetes temáticas que retratam de forma artística e criativa, cenários como: Brasil Colônia; Índios, Bandeirantes e Jesuítas; Caravelas, Casa Grande e Senzala; Saga e Lenda dos Pampas; O Ouro das Gerais; Brasil Império; O Grito da Independência; A Revolução Farroupilha; Brasil Repúplica; Ferrovia Madeira-Mamoré; Seringueiros e Coronéis da Borracha; JK, a Revolução e o Túnel; Imigrantes e Barões do Café. Salas museológicas com diversificadas temáticas e réplicas em tamanho real completam a estrutura pedagógica do Projeto. Para ver fotos sobre o projeto, visite: http://www.flickr.com/photos/rostev/2754711254/

Maquete da Estação Coronel Fugêncio – Autor: Brasil Nota 10

Outra opção do programa, é encerrar as atividades na maravilhosa Floresta Nacional de Passa Quatro, umas das mais belas unidades de conservação gerenciadas pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente).

A reserva apresenta uma paisagem maravilhosa e dispõe de inúmeros atrativos como cachoeira, lagos ornamentais, viveiro florestal, área de lazer infantil, caminhos e trilhas.

As visitas são monitoradas e as instalações contam com espaços para palestras e toda estrutura audiovisual para apresentação de filmes e apresentações com abordagens temáticas.

Cachoeira na Floresta Nacional de Passa Quatro

O projeto “Trem Turístico Cultural para as Escolas” objetiva, portanto, utilizar todo o cenário apresentado como pesquisa de campo, buscando a interdisciplinariedade das diferentes áreas.

Para maiores informações, entre em contato pelo email suldeminas@abpf.com.br.

 

4 Respostas para “Trem Turístico Cultural para Escolas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: