RSS

Vagão “box” SPR

Fabricante: – Birmingham Railway Carriage, Wagon & Co., Inglaterra 

vg-spr-4

Ano de fabricação: 1896
Tipo: vagão fechado com caixa de madeira e estrado metálico.
Bitola: 1,60m
Procedência: São Paulo Railway, E.F. Santos a Jundiaí, RFFSA, CBTU e CPTM

Esta é um vagão do tipo “fechado”, com caixa de madeira e estrado metálico, com dois truques de dois eixos. Adquirido originalmente pela São Paulo Railway – SPR, era utilizado para o transporte de mercadorias em geral. Entre a década de 1920 e 1946 recebeu a numeração 8128. Continuou em uso na fase estatal e, quando deixou de ser utilizado no serviço de transporte de mercadorias, passou a ser utilizado pelas equipes de via permanente. Nessa função, foi transferido para a CBTU, que passou a cuidar dos trens metropolitanos na região da capital paulista e posteriormente para a CPTM, quando essa assumiu a operação dos trens metropolitanos.

Após anos de serviço, foi retirado de circulação devido a sua avançada idade e armazenado no pátio das oficinas da Lapa da CPTM.

A ABPF após identificar que o mesmo estava fora de serviço, iniciou as tratativas junto a CPTM para a preservação do mesmo, um dos pouquíssimos exemplares ainda existentes desse modelo de vagão. A CPTM prontamente abriu diálogo com a associação e, após a conclusão de todos os trâmites e procedimentos, realizou a sua doação em junho de 2022.

O vagão foi então carregado na Lapa e transportado para Cruzeiro/SP, onde a ABPF está constituindo um museu ferroviário. No momento ele está armazenado no pátio, onde aguardará vaga nas oficinas para ser recuperado.

Nossos agradecimentos a CPTM, na figura de seu presidente, Pedro Moro, e a toda a equipe por todo o apoio e pela parceria de longa data, sempre demostrando o interesse da companhia em apoiar a causa da preservação ferroviária.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: