RSS

RESGATE DE CARROS DE BITOLA LARGA

13 jul

A composição seguindo pela Linha do Centro rumo a Cruzeiro

A ABPF – Regional Sul de Minas está resgatando 14 carros de bitola larga, sendo 7 de aço carbono e 7 de aço inox.

Graças a uma ação rápida da ABPF em parceria com o Ministério Público Federal, conseguiu-se um prazo para que se pudesse selecionar e retirar os carros do antigo depósito de Santos Dumont e assim evitar que todos os carros fossem vendidos para serem cortados como sucata. Infelizmente não temos condições de salvar todos e não sabemos qual destino será dado aos muitos que ainda ficaram no depósito.

O trem especial com os 14 carros partiu ontem, dia 12/07 por volta das 15:00h e está seguindo viagem. O destino final é o pátio de Cruzeiro/SP, onde a ABPF já vem preparando as linhas para recebe-los. Lá os carros serão reformados conforme nossa disponibilidade de mão de obra e demais recursos.

Nossos agradecimentos as primordiais parcerias do MPF – Ministério Público Federal e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sem os quais essa empreitada não seria possível. Graças ao empenho e sensibilização desses conseguimos resgatar todos esses carros. Agradecemos sobretudo ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que se sensibilizou e deu total apoio e foi preponderante para o sucesso dessa ação. Agradecemos a todos pela confiança depositada em nossa associação e por acreditarem na nossa ideia.

Muito importante destacar aqui a atuação do MPF, na figura do Gabinete do Dr. Fernando Martins, que vem agindo de forma muito próxima e atenta sobre esse tipo de matéria, sendo que a sua intervenção nessa questão também foi fundamental para que toda essa ação fosse possível. A sensibilidade e atenção desse Gabinete para com o tema ferrovia e preservação ferroviária foi decisiva e fundamental para que essa cooperação inédita entre órgãos federais, concessionária e OSCIP acontecesse e para o sucesso de tal empreitada.

Não poderíamos deixar de agradecer e registrar também o grande apoio dado pela MRS Logística, importante parceira em vários momentos e que vem contribuindo de forma preponderante para a preservação ferroviária no país; a ela também agradecemos por acreditar na seriedade do nosso trabalho e por todo apoio dado ao longo de todos esses anos.

Esse foi um trabalho realizado ao longo de mais de 3 meses, incluindo duas semanas inteiras de revisão técnica dos carros por equipe da ABPF, manobras e preparação para viagem.

Com essa ação garantiremos um destino adequado aos carros, demonstrando dessa forma o interesse também do MPF, DNIT, IPHAN e MRS Logística perante a sociedade no reconhecimento da ferrovia como instrumento de desenvolvimento e representação cultural, parte de nosso legado histórico e do desenvolvimento técnico e logístico, além da contribuição para a preservação da memória e da história nacionais, sendo essa uma grande conquista, uma vitória muito significativa para a preservação ferroviária brasileira, evitando que todos esses carros simplesmente desaparecessem retalhados e vendidos como sucata pelo peso do metal.

É uma grande conquista e um fato inédito em se tratando de material rodante de bitola larga, que até o momento vinha sendo resgatado de maneira muito tímida e que se tornou possível graças as grandes parcerias e a criação de infraestrutura por parte da ABPF para recebê-los.

Parte desses carros irá compor o acervo do museu ferroviário que será criado em Cruzeiro/SP, uma vez que os investimentos bem como os planos para criação do museu ferroviário em Passa Quatro/MG foram cancelados.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 13 de julho de 2019 em Uncategorized

 

2 Respostas para “RESGATE DE CARROS DE BITOLA LARGA

  1. António Carlos dos santos

    16 de julho de 2019 at 21:59

    Pensei que esse trem estaria sendo regormado pra voltar a rodar

     
  2. lieggio

    18 de julho de 2019 at 20:47

    Pois é, carros muito bons ainda que deveriam estarem na ativa. Pelo menos agora serão devidamente cuidados e de alguma forma voltarão a rodar.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: