RSS

Transporte da locomotiva 353

27 out

Foi realizada essa semana a operação de carregamento da locomotiva nº 353 ex. E. F. Central do Brasil, popularmente conhecida como “Velha Senhora”. A locomotiva esteve à frente do Trem de Guararema desde a sua inauguração, em 2015, ficando nesse serviço até janeiro de 2019, quando foi retirada de circulação devido à necessidade de passar por uma revisão completa, causada em especial devido ao desgaste das rodas motrizes.

Início dos trabalhos para carregamento da locomotiva 353.
A 353 já posicionada para carregamento.

Importante frisar que a locomotiva 353 foi levada para Guararema em 2012 e no período de 2012 a 2015 realizou diversas viagens de testes e com caráter comemorativo, até o início da operação regular em 2015.

Pouco após a sua paralisação veio a pandemia, o que impactou todo o mundo. Os atrativos turísticos foram os últimos a poderem retomar as atividades após longos meses de espera. Tudo isso impactou diretamente na organização e na realização da necessária revisão da 353. Somente agora em 2023, após a recuperação dos efeitos da paralisação no período pandêmico foi possível organizar toda a logística necessária para o transporte da locomotiva.

Mesmo com a pandemia, em 2019 foram iniciados os primeiros preparativos para transporte e início dos trabalhos na 353, como solicitação ao DNIT e recebimento da doação de um vagão plataforma para ser usado nas oficinas de Cruzeiro para transporte da caldeira da locomotiva. Devido ao seu tamanho, nenhuma das plataformas disponíveis na oficina até então teria capacidade de fazer esse transporte.

A cabine foi retirada primeiro.
Uma rara visão: a 353 sem a cabine permitindo uma boa visão da caldeira, sobretudo da parte traseira onde ficou evidente o tamanho da fornalha.
A caldeira já sendo colocada sobre a carreta.
Em seguida foi a vez do Tênder.
E por último, a conjunto inferior da locomotiva.

É importante explicar que toda revisão pesada feita nas oficinas de Cruzeiro implica na desmontagem completa da locomotiva e remoção da caldeira, pois somente assim é possível inspecionar e trabalhar de forma adequada em toda caldeira e conjunto motor. Dessa forma, durante todo período que a locomotiva fica desmontada na oficina, sua caldeira é armazenada em um vagão plataforma para que possa ser facilmente movimentada conforme as necessidades operacionais do pátio da oficina.

Outro fato relevante é que a pandemia não impactou somente o trabalho na 353, mas todo trabalho pesado planejado para as oficinas, pois devido ao corte de receitas, paralisou-se todos trabalhos que fossem requerer compra maiores de insumos, priorizando-se assim apenas os trabalhos que poderiam ser feitos com insumos existentes em estoque, de forma a economizar as reservas financeiras da entidade.

Esta paralisação causou também uma enorme fila de manutenção na oficina, que impactou diretamente a data de transporte da 353, pois era necessário dar andamento aos trabalhos que se acumularam para então poder-se focar no transporte e início de sua revisão.

A caldeira já devidamente fixada na carreta pronta para seguir viagem.
Em outra carreta, cabine e Tênder prontos para seguir viagem para Cruzeiro.
O conjunto inferior da locomotiva sendo posicionado sobre a carreta.

O trabalho da 353 foi retomado cerca de um ano atrás, com todo o planejamento da operação e organização dos recursos necessários, além de preparação das oficinas de Cruzeiro para recebê-la. Por questões técnicas, não era possível realizar o transporte por ferrovia o que levou a um grande desafio logístico: como transportar uma locomotiva desse porte por via rodoviária, passando por centros urbanos? A solução: desmontar parcialmente a locomotiva e transportá-la em partes divididas em três carretas, o que no fim de certa forma “adiantou” uma etapa da revisão, visto que a desmontagem teria de ser feita de toda forma.

O planejamento do transporte foi feito todo em conjunto com a prefeitura de Guararema, pois era algo que certamente traria grande impacto ao município.

Nos últimos meses a equipe de manutenção das oficinas de Cruzeiro da ABPF se deslocou para Guararema para realizar a preparação da 353, com a remoção dos parafusos e componentes necessários para que no dia do carregamento a locomotiva estivesse pronta para a operação com os guindastes. Toda essa operação de carregamento levou um dia todo de trabalho.

Após cerca de dois dias de viagem, a 353 foi descarregada no pátio da ABPF em Cruzeiro onde já foi posicionada na linha de acesso às oficinas. A expectativa é de que os trabalhos nela comecem em breve, sendo efetuados em paralelo aos em outras locomotivas que já estão nas oficinas. Não é possível definir um prazo para a conclusão da revisão completa da 353 pois tratam-se de serviços muito complexos a serem executados bem como somente após a desmontagem completa será possível se verificar plenamente o que será necessário em sua plenitude.

Chegada a Cruzeiro: desafio para os motoristas das carretas.
O conjunto inferior foi o primeiro a ser descarregado.
Em seguida foi descarregado o Tênder.
O “vôo” da caldeira, içada pelo guindaste que a retirou da carreta para colocá-la sobre a plataforma.
A caldeira já acomodada sobre o vagão plataforma.

Deixamos aqui registrados os nossos agradecimentos à Prefeitura de Guararema, a MRS Logística e a toda a equipe que se dedicou à essa grande operação que logrou pleno êxito.

 
2 Comentários

Publicado por em 27 de outubro de 2023 em Locomotiva 353

 

2 Respostas para “Transporte da locomotiva 353

  1. Francisco

    28 de outubro de 2023 at 0:40

    O trem turístico de Guararema vai ficar suspenso até a conclusão da reforma da locomotiva 353?

     
    • bcsanches

      30 de outubro de 2023 at 12:27

      De forma alguma, como explicado na postagem ela esta parada desde 2019 e os serviços do trem turístico estão ocorrendo normalmente com outras locomotivas e vão continuar.

       

Deixe um comentário