O ano de 2025 se iniciou a todo vapor nas oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP. Com a finalização da reforma da ALCO RSD8, a boa evolução dos trabalhos de reforma da GE 44Ton e a colocação em condições operacionais de uma das “Lambretas” doadas pela MRS Logística (que inclusive esta já tem trabalhado em manobras na oficina e já está dando apoio nos trabalhos da 353), foi possível abrir espaço e liberar parte da equipe para se dedicar a RG da locomotiva 353, popularmente conhecida como “Velha Senhora”.

Desde o seu transporte no final de outubro de 2023, alguns trabalhos extras de desmontagem, remoção de tubulação da caldeira e alguns outros serviços menores já haviam sido feitos e, nos bastidores, veio sendo feito o planejamento de como fazer, de como executar e onde executar todos os trabalhos necessários. Vale lembrar que a 353 é uma locomotiva grande e foram necessários realizar ajustes na oficina, como por exemplo a aquisição dos equipamentos (macacos) para elevação da locomotiva dentre outros; tudo nessa locomotiva é muito grande e pesado.



Para além, o pátio de Cruzeiro está bem congestionado, então tudo tem que ser pensado de forma a não se inviabilizar manobras e o acesso de outros veículos à oficina ou mesmo às linhas do pátio. Dessa forma a desmontagem da 353 teve que ser planejada de forma a ser possível movimentá-la em caso de necessidade, mesmo ela estando sem as próprias rodas por exemplo.











Com tudo organizado e planejado, chegou a hora da remoção dos rodeiros para começar a preparação para remoção dos aros e na sequência a fabricação e instalação de aros novos. A “Lambreta” recém colocada em funcionamento mais uma vez apoiou os trabalhos, sendo utilizada para puxar os rodeiros motrizes da 353 para fora. Foi uma operação demorada, pois em se tratando de uma locomotiva de quase 100 anos de idade, surpresas vão surgindo ao longo do processo.
Isaac
25 de fevereiro de 2025 at 20:32
eu amo tanto essa locomotiva, tomara que fique pronto esse ano
bcsanches
26 de fevereiro de 2025 at 10:43
Infelizmente impossível todo o trabalho a ser feito ser finalizado este ano.