RSS

Arquivo mensal: abril 2025

Passeio solidário em São Lourenço

Na quarta-feira, dia 16/04/25, às 10h recebemos idosos atendidos pelo CRAS de Carmo de Minas/MG acompanhados de monitores, que puderam realizar gratuitamente o passeio de trem, totalizando 22 pessoas.

Nas palavras da coordenadora do CRAS, Tatiana Aparecida Graciano “esse passeio é muito válido para o estímulo mental, socialização e ampliação cultural dentre outros benefícios importantes para a saúde e bem estar físico e mental.”

O passeio de trem foi feito de forma gratuita, com cortesias fornecidas pela associação dentro do seu programa de “Trens Sociais”, onde a ABPF procura contemplar a comunidade local e as instituições de relevância dos municípios onde atua com passeios gratuitos e/ou como forma de arrecadação de doações para instituições filantrópicas afim de se incentivar a educação patrimonial no município e promover o acesso à este meio de transporte, sendo um resgate desse importante capítulo da história. O custo dessas viagens sociais é 100% subsidiado pela ABPF, não havendo nenhum ônus para as entidades ou órgãos públicos.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de abril de 2025 em solidariedade

 

City tour em Guararema

A ABPF segue como parceira da prefeitura no projeto “Um novo olhar sobre Guararema” e nos dias 12/04 e 13/04, respectivamente 40 e 19 moradores que se inscreveram no projeto realizaram o passeio de trem de forma gratuita, com cortesias fornecidas pela associação dentro do seu programa de “Trens Sociais”, onde a ABPF procura contemplar a comunidade local e as instituições de relevância dos municípios onde atua com passeios gratuitos e/ou como forma de arrecadação de doações para instituições filantrópicas afim de se incentivar a educação patrimonial no município e promover o acesso à este meio de transporte, sendo um resgate desse importante capítulo da história.

O custo dessas viagens sociais é 100% subsidiado pela ABPF, não havendo nenhum ônus para as entidades ou órgãos públicos. Este já é o quarto ano consecutivo onde a ABPF é parceira da prefeitura de Guararema nesse projeto.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de abril de 2025 em solidariedade

 

Mais trabalhos na locomotiva 353

– Árduo trabalho de limpeza e desincrustração da locomotiva 353.

Prosseguem os trabalhos na locomotiva nº 353 onde avançou o processo de desmontagem e principalmente o de limpeza, com desincrustação, removendo décadas de sujeira e corrosão acumuladas.

– Exemplo da quantidade de sujeira que está saindo da locomotiva.

Durante a desmontagem, já vão sendo identificadas as peças que estão com desgaste e necessitam reparos ou substituição, como buchas e pinos do sistema de suspensão. Durante esta etapa é feita também a marcação das peças para a futura remontagem da locomotiva.

– Novas buchas já vão sendo confeccionadas e montadas. Detalha das buchas antigas acima da peça.

Também nessa etapa já vai sendo realizado um exame minucioso do longeirão e demais componentes em busca de trincas e pontos que necessitem de atenção especial.

– Aspectos do antes e depois da limpeza: com isso é possível se observar possíveis danos escondidos.
– Aspectos do antes e depois da limpeza do jogo de arrasto da locomotiva.

Outra parte interessante é que vão surgindo também marcações originais da EFCB, bem como do fabricante.

– Detalhe das marcações: à esquerda, feita pela EFCB e a direita já feita pela ABPF.

Muito provavelmente a última vez que a 353 passou por uma manutenção completa assim tenha sido em 1951, que foi provavelmente a ultima vez que ela teve os aros trocados, data com base nas datas marcadas nos mesmos. Foram cortados dois segmentos desse aro onde se encontravam as marcações para serem guardados e posteriormente expostos no museu ferroviário que está sendo constituído em Cruzeiro/SP.

– Detalhe das marcações: na roda, feita pela própria Baldwin e no aro, pela EFCB quando de sua última troca, efetuada em 01/11/1951. À direita, os seguimentos que serão guardados.

Um desses aros já foi solto de uma das rodas para ser retirada uma amostra para análise química da composição do material e se determinar qual foi o método de fabricação.

– Um dos rodeiros motrizes já sem um dos aros.
– Aplicação de graxa especial para preservação das mangas de eixo e dos pinos motores.

Todo o trabalho é feito de forma organizada e planejada, sempre um passo a frente dos serviços em si; como exemplo, a timoneria de freio foi remontada fora da locomotiva afim de se verificar os pontos que necessitarão de antenção/correção, estudando-se de antemão onde serão confeccionadas novas buchas, pinos, será feito preenchimento ou até mesmo substituição completa do componente, evitando assim que a equipe fique aguardando definições do que e de como será feito, não atrasando a reforma.

– Estudos da timoneria de freio; no destaque, exemplo de ponto que necessitará de atenção.

A cada dia novos progressos são conquistados e, conforme andamento serão mostrados aqui. Os trabalhos estão se desenvolvendo muito bem e aos poucos a 353 vai ganhando vida nova.