RSS

Mais trabalhos na locomotiva 353

10 abr
– Árduo trabalho de limpeza e desincrustração da locomotiva 353.

Prosseguem os trabalhos na locomotiva nº 353 onde avançou o processo de desmontagem e principalmente o de limpeza, com desincrustação, removendo décadas de sujeira e corrosão acumuladas.

– Exemplo da quantidade de sujeira que está saindo da locomotiva.

Durante a desmontagem, já vão sendo identificadas as peças que estão com desgaste e necessitam reparos ou substituição, como buchas e pinos do sistema de suspensão. Durante esta etapa é feita também a marcação das peças para a futura remontagem da locomotiva.

– Novas buchas já vão sendo confeccionadas e montadas. Detalha das buchas antigas acima da peça.

Também nessa etapa já vai sendo realizado um exame minucioso do longeirão e demais componentes em busca de trincas e pontos que necessitem de atenção especial.

– Aspectos do antes e depois da limpeza: com isso é possível se observar possíveis danos escondidos.
– Aspectos do antes e depois da limpeza do jogo de arrasto da locomotiva.

Outra parte interessante é que vão surgindo também marcações originais da EFCB, bem como do fabricante.

– Detalhe das marcações: à esquerda, feita pela EFCB e a direita já feita pela ABPF.

Muito provavelmente a última vez que a 353 passou por uma manutenção completa assim tenha sido em 1951, que foi provavelmente a ultima vez que ela teve os aros trocados, data com base nas datas marcadas nos mesmos. Foram cortados dois segmentos desse aro onde se encontravam as marcações para serem guardados e posteriormente expostos no museu ferroviário que está sendo constituído em Cruzeiro/SP.

– Detalhe das marcações: na roda, feita pela própria Baldwin e no aro, pela EFCB quando de sua última troca, efetuada em 01/11/1951. À direita, os seguimentos que serão guardados.

Um desses aros já foi solto de uma das rodas para ser retirada uma amostra para análise química da composição do material e se determinar qual foi o método de fabricação.

– Um dos rodeiros motrizes já sem um dos aros.
– Aplicação de graxa especial para preservação das mangas de eixo e dos pinos motores.

Todo o trabalho é feito de forma organizada e planejada, sempre um passo a frente dos serviços em si; como exemplo, a timoneria de freio foi remontada fora da locomotiva afim de se verificar os pontos que necessitarão de antenção/correção, estudando-se de antemão onde serão confeccionadas novas buchas, pinos, será feito preenchimento ou até mesmo substituição completa do componente, evitando assim que a equipe fique aguardando definições do que e de como será feito, não atrasando a reforma.

– Estudos da timoneria de freio; no destaque, exemplo de ponto que necessitará de atenção.

A cada dia novos progressos são conquistados e, conforme andamento serão mostrados aqui. Os trabalhos estão se desenvolvendo muito bem e aos poucos a 353 vai ganhando vida nova.

 

Deixe um comentário