
Na semana passada foram realizadas manobras de rotina no pátio da ABPF na Mooca afim de se reorganizar o material rodante. Como a locomotiva a vapor nº 5 encontra-se em processo de manutenção, o que a impede de funcionar, contamos com a colaboração e apoio da CPTM, que gentilmente cedeu uma de suas locomotivas diesel com equipagem para a realização das movimentações que por sua vez fazem parte do plano de reestruturação daquele pátio da ABPF, com revisão do material rodante. Na oportunidade, com a locomotiva diesel engatada no carro Pullman da antiga Cia. Paulista, realizou-se testes do sistema de freio afim de se verificar o mesmo uma vez que pretende-se futuramente homologar este carro para tráfego nas linhas das concessionárias, a exemplo do que já foi feito com outros carros e locomotivas.
A movimentação foi rápida e o carro se deslocou apenas por cerca de 50m para a realização do teste do sistema de freio e o reposicionamento no pátio da ABPF, sendo estacionado de forma a se facilitar futuras movimentações. Salienta-se que nenhum carro, vagão ou locomotiva foi levado para a Lapa, estando todo o material rodante da associação estacionado no próprio pátio. Cabe frisar também que, conforme mencionado acima, a movimentação foi realizada por uma locomotiva da CPTM em dia e horário onde a mesma estava disponível, uma vez que a ela tem grande utilização nas linhas e oficinas da companhia e, “horários vagos” são raros, além de se ter janela de horário disponível para deslocamento da mesma pelas linhas por onde circulam os trens metropolitanos e de carga.
Manobras como essa são realizadas constantemente em todos os pátios da ABPF, seja para formação das composições para receber passageiros, seja para manutenção ou para reposicionamento do material rodante; é uma atividade de rotina realizada pelos colaboradores e voluntários de cada regional que estão presentes no dia a dia de cada unidade da associação.
Deixamos registrados aqui mais uma vez nossos agradecimentos a CPTM e a seus colaboradores pelo apoio e enaltecemos o compromisso da CPTM em apoiar a causa da preservação da memória ferroviária, importante capítulo da história não só do estado de São Paulo mas também de todo o país.