RSS

Hopper resgatado no pátio do Irajá está pronto para o serviço

02 ago
O hopper, pronto para entrar em serviço.

O vagão Hopper resgatado pela ABPF em março de 2020 no pátio do Irajá, no Rio de Janeiro foi inteiramente recuperado pela equipe das oficinas de Cruzeiro. Fabricado pela Cobrasma em 1976 para a RFFSA, foi alocado na Superintendência Regional de Belo Horizonte – SR-2, sendo repassado no processo de concessão das ferrovias para concessionária do trecho até ser desativado, tendo diversos componentes removidos possivelmente para reemprego em outros vagões. Anos depois foi localizado e resgatado pela ABPF.

O hopper, da maneira que foi encontrado no pátio do Irajá em março de 2020.
Operação de resgate.
Chegada em Cruzeiro.

Após aguardar por algum tempo a oportunidade para ser recuperado, o mesmo foi desmontado, com remoção dos truques, aparelhos de choque-tração, engates, sistema de freio para passar por revisão completa. Cabe lembrar que diversos componentes estavam faltando, e foi necessário repor com peças do estoque da oficina.

Truque revisado e já pintado.

Após a conclusão dos trabalhos mecânicos e reparos na caixa, o vagão recebeu uma nova pintura no padrão da RFFSA e agora, junto com a locomotiva diesel-elétrica GE 45Ton está pronto para entrar em serviço nas obras de recuperação do trecho da ferrovia entre Cruzeiro e Passa Quatro. Sua função vai ser transportar e despejar o lastro ao longo da via, uma vez que este tipo de Hopper é adequado para tal tarefa; com sua grande capacidade, vai agilizar e muito a aplicação de lastro no trecho de ferrovia já recuperado e no que ainda será.

Detalhe da nova pintura, no padrão da RFFSA.
Aspecto do antes e depois, detalhe da placa do fabricante.
Junto com a GE, pronto para entrar em serviço.

Nossos agradecimentos ao DNIT, a Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Rio de Janeiro na figura do Superintendente Inspetor Silvinei Vasques e ao Ministério Público Federal que acreditaram no trabalho sério desenvolvido pela ABPF e nos cederam esse vagão, tornando possível esse desfecho.

 
1 comentário

Publicado por em 2 de agosto de 2022 em Uncategorized

 

Uma resposta para “Hopper resgatado no pátio do Irajá está pronto para o serviço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: