RSS

Parceria entre Entidades Ferroviárias

07 jun

Em uma parceria entre a ABPF – Regional Sul de Minas e o CFVV, foi realizada a transferência de parte do material rodante que se localizava nas dependências das antigas oficinas de Lavras/MG para o pátio das oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP. A iniciativa visa o melhor aproveitamento desse material nesse momento em que os projetos do CFVV estão paralisados. Foi decidido então, em comum acordo, o envio desse para Cruzeiro onde então será revisado e colocado em condições operacionais já para utilização inclusive, nas obras de recuperação da linha entre Cruzeiro e o túnel grande no alto da Serra da Mantiqueira.

O material rodante recebido é bastante diversificado, contando com três locomotivas diesel-elétricas, sendo duas EMAQ MX620, uma EMD GL8, dois guindastes ferroviários com seus respectivos vagões madrinha, sendo um Orthon e um Burro e uma automotriz Budd RDC. Todo esse material foi transportado por via rodoviária, transporte esse custeado e executado pela ABPF, o que exigiu uma grande operação logística, com muito planejamento e organização. Todo o material foi descarregado no pátio da ABPF em Cruzeiro, onde está armazenado. Cabe salientar que apenas a GL8 está em condições operacionais básicas (ainda é necessário a realização de uma grande revisão afim de se verificar o real estado da locomotiva, visto que por experiências anteriores mostraram que nem sempre o que “está funcionando” está necessariamente em boas condições) e todo o restante vai necessitar de muito trabalho para ficar em condições operacionais.

 
6 Comentários

Publicado por em 7 de junho de 2023 em Uncategorized

 

6 Respostas para “Parceria entre Entidades Ferroviárias

  1. Rômulo Fávero

    7 de junho de 2023 at 12:07

    Parabéns para a ABPF Sul de Minas por mais este trabalho que se inicia em prol da preservação do material ferroviário.

     
  2. Luiz Eduardo Silvino Bueno

    7 de junho de 2023 at 16:58

    Parabéns ABPF Sul de Minas, é um material rodante de grande qualidade e importância histórica! Tive a oportunidade de conhecer e andar na EMD-GL8 RFFSA quando ainda estava em Lavras(MG), é realmente uma bela locomotiva!

     
  3. Francisco Spinelli

    7 de junho de 2023 at 19:54

    Parabéns por esse empenho que é reconhecido e admirado por todos os que tem excelentes e saudosas lembranças das ferrovias brasileiras. Eu fui de Vinhedo SP até Cruzeiro na expectativa de ver o andamento das obras do trecho até o túnel da serra da mantiqueira e lamentei pelo fato das obras estarem paradas. Espero que continuem em breve para satisfação de todos os amantes da ferrovia. Abraços

     
    • bcsanches

      8 de junho de 2023 at 11:18

      As obras em si não estão totalmente paradas. Pode não ter pessoal trabalhando na via, mas tem muito trabalho de bastidores para viabilizar ela, documentação, aquisição de materiais, etc. Fora os trabalhos na oficina preparando material rodante e ferramentas para uso na obra. Essa empreitada mesmo nessa parceria, que consumiu mais de um mês de trabalho de praticamente toda a equipe no fundo é para a obra de Cruzeiro, pois agora temos a disposição guindastes necessários para trabalhos maiores. Ou seja, não ter pessoal na linha de frente, não quer dizer que esteja parado.

       
      • Francisco Spinelli

        8 de junho de 2023 at 23:47

        Sr Sanches, eu acompanho a alguns anos a sua luta e dos demais companheiros para que essa empreitada se concretize. Portanto, dá minha parte só posso tecer elogios e esperar o momento do apito da locomotiva viajando até Passa Quatro. Abraços a toda equipe.
        Ps; por favor, quando tiver novidades, me enviem pelo e-mail ou WhatsApp. Obrigado

         
      • bcsanches

        9 de junho de 2023 at 13:40

        Olá! muito obrigado pelo apoio e pela torcida!!

        PAra receber novidades pelo email, acessehttps://www.abpf.com.br/boletim/e envie um email para receber o boletim!

         

Deixe um comentário