Este é o blog oficial da Regional Sul de Minas da ABPF, responsável atualmente por operar trens em Passa Quatro e São Lourenço, ambas cidades localizadas no Sul de Minas Gerais.
Neste blog pretendemos ter uma descrição detalhada do material rodante em posse da regional e trabalhos de restauração, além de notícias sobre os acontecimentos envolvendo a regional.
No momento iniciamos com algumas informações sobre os trens em operação, que podem ser conferidas no menu acima, além de informações sobre a principal oficina da regional, localizada em Cruzeiro.
Para acompanhar o blog temos disponível um feed rss, twitter e nossa pagina no facebook!
Sejam bem vindos e aguardem novidades!
Julio Moraes
14 de agosto de 2011 at 21:12
parabéns à ABPF Sul de Minas pelo blog! Com certeza será tão perfeito e tão bem-sucedido como todo o trabalho que vocês fazem! Acabam de ganhar mais um seguidor fiel.
Abraços e felicidades. Julio Moraes.
bcsanches
15 de agosto de 2011 at 8:19
Julio,
muito obrigado! Não posso deixar de mencionar que o blog da Perus Pirapora foi uma das minhas inspirações! Não nego que esteva com inveja de vocês :).
Abraços!
Gutierrez Lhamas Coelho
15 de agosto de 2011 at 8:06
Quando sairão as reversões de locomotivas em ambos os trens, para que não retornem de ré? para mim isto é prioridade absoluta
bcsanches
15 de agosto de 2011 at 8:30
Olá Gutierrez,
infelizmente não temos previsão. Existe um problema sério de espaço em todas as pontas, devido a invasões ocorridas desde o tempo da RFFSA e locais que simplesmente nunca tiveram reversão (São Lourenço). Em Passa Quatro por exemplo, a área do triângulo foi invadida por uma casa, apesar de ser de propriedade da união, o processo para remover é extremamente custoso e demorado, sem falar que na falta de interesse da união nesse tipo de coisa, deixando a regional de certa forma de mãos atadas.
Em Soledade é o mesmo problema, praticamente todo local do triângulo já foi invadido.
A unica solução viável é construção de girador em todas as pontas e não existem tantos giradores a disposição. Na verdade a regional tem um girador desmontado guardado em Cruzeiro, mas apenas um não resolve a questão.
Sobre a operação de ré, não existe problema algum, apenas esteticamente não é bonito e muitos aficionados não gostam, mas é uma operação normal, para a locomotiva não faz qualquer diferença e para equipagem a visibilidade é melhor em vários casos. O uso de locomotivas a vapor de forma invertida sempre foi algo comum, por exemplo, na Estrada de Ferro Central do Brasil era regra as locomotivas operarem toda a Serra do Mar sempre invertidas para evitar problemas com fumaça, que inclusive é a estratégia que vai ser adotada para se operar no túnel de Passa Quatro, operação prevista para ter inicio no começo de 2012.
Até mesmo internacionalmente a operação de ré é comum em ferrovias preservadas, presenciamos isso na Inglaterra e Alemanha.
Celso
20 de setembro de 2011 at 21:20
Será que eu entendí direito??Existe intenção de reativar o Tunel da Mantiqueira?
bcsanches
21 de setembro de 2011 at 9:53
Sim, sempre existiu. A intenção é começar o quanto antes treinamento da equipagem para travessia do túnel e depois de treinados iniciar operações regulares pelo túnel. Já foi iniciado em Cruzeiro a reforma da locomotiva 522 que ano que vem deve assumir o passeio em Passeio em Quatro.
almyr pereira de rezende/brasília df
15 de junho de 2012 at 16:23
JÁ LI ALGO SOBRE A PRESENÇA DA ABPF EM PORTO NOVO DO CUNHA.
NA REALIDADE, O QUE EXISTE POR LÁ?
ATRAVÉZ DO SITE DA ASSOCIAÇÃO, NÃO VEJO NADA A RESPEITO.
FAVOR ME ESCLARECER.
MUITO GRATO.
ALMYR REZENDE/BRASÍLIA DF
bcsanches
15 de junho de 2012 at 16:26
Almyr, infelizmente não temos informações. Tente contactar a nacional, eles que vão saber informar a respeito: http://www.abpf.com.br/site/modules/contato/
everton
20 de setembro de 2012 at 19:08
EXISTE A POSSIBILIDADE DE VOLTA O TREM TURISTICO EM CRUZEIRO
bcsanches
20 de setembro de 2012 at 19:54
Everton,
esse tipo de trabalho depende de interesse do município, pois muitos fatores influenciam o sucesso e o fracasso de um projeto desse porte. Enquanto não houver interesse do município de Cruzeiro, a possibilidades são quase nulas.
everton
20 de setembro de 2012 at 19:10
PARABENS A ABPF PELO EXCELENTE TRABALHO NO SUL DE MINAS GERAIS
bcsanches
20 de setembro de 2012 at 19:53
Obrigado Everton!
Salles
21 de setembro de 2012 at 13:19
Acompanho o trem das águas desde 2000, quando fizemos a primeira viagem, eu e meu filho Guilherme. Sempre que vamos à S. Lourenço, colocamos o papo em dia com o Edésio e até já enviei para ele fotos da vez que o trem quebrou uma braçola junto ao trevo da rodovia do contorno. Da última vez que estive em SL, ví trecho da linha já limpo em direção à SSRio Verde. Pergunto:-Há previsão de operação ainda este ano?
Em 2003 a 08(manuela) andou” em trecho na praça Brasil por ocasião do festival da cachaça. Há previsão de utilização da mesma em algum trajeto urbano de São Lourenço?
Abraços
Salles
bcsanches
21 de setembro de 2012 at 20:59
Olá Salles!
Este ano não esperamos operar a linha, talvez algum teste como já foi feito, mas operação regular talvez apenas em 2013.
Sobre a manuela por enquanto sem projetos, acabamos ficando muito ocupados com outros projetos e alguns entraves burocráticos nos obrigou a deixar o projeto dela na fila de espera, por enquanto.
Salles
22 de setembro de 2012 at 7:35
Agradeço as informações. Não demora e voltarei à S. Lourenço via P4 para matar a saudade do apito(inconfundível) da 332. Abraços.
Salles
22 de abril de 2014 at 20:00
Leia-se Edelmo. kkkkkkkkkkkkk. Depois de tanto tempo, a correção.
Aloizio Barros de Souza
21 de abril de 2014 at 10:29
Parabéns a todos da ABPF Sul de Minas, em especial ao Bruno, Edelmo e Valdemyr que tive o prazer de conhecer em São Lourenço. É de dar orgulho ver o trabalho desse pessoal pela preservação destes trens e ramais ferroviários fantásticos. Abraços a todos e sempre que puder e Deus permitir, estrei ai.
bcsanches
21 de abril de 2014 at 11:04
Obrigado Aloizio e obrigado pela visita! Abraços
Aloizio Barros de Souza
22 de abril de 2014 at 19:41
Bruno o ramal para São Sebastião do Rio Verde tem previsão de quando ficará pronto?
bcsanches
22 de abril de 2014 at 19:55
No momento não.