RSS

RESGATE DE ANTIGAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS EM SÃO PAULO

03 set

Uma grande operação de preservação ferroviária fruto de uma grande parceria

Seis antigas locomotivas elétricas fabricadas entre 1946 e 1955 e que foram desativadas há mais de 20 anos e que encontravam-se armazenadas no depósito da Luz em São Paulo desde 2008 encontram agora um novo destino: todas elas serão devidamente preservadas!

Tratam-se de três locomotivas fabricadas pela GE nos E.U.A. em 1946 tipo 2-C+C-2 (apelidadas como “V8”) para a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e, três locomotivas fabricadas pela English Electric na Inglaterra, sendo duas construídas em 1949 e uma em 1955 tipo C+C (apelidadas como “Pimentinha”) para a antiga EFSJ – Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, sendo as “V8” utilizadas até por volta de 1998 e as “Pimentinhas” utilizadas até por volta de 1996.

A preservação dessas locomotivas é fruto de uma grande união entre entidades preservacionistas, órgãos governamentais e concessionárias ferroviárias: ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, IMF – Instituto de Memória Ferroviária, DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, MRS Logística, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e Rumo Logística.

Foram meses de negociações e preparação para chegarmos a esse momento: o transporte das locomotivas para os locais onde serão preservadas. Todas as locomotivas foram rigorosamente inspecionadas pelas concessionárias pela qual devem circular, inspeções feitas com o objetivo de se garantir que elas tivessem plenas condições de serem rebocadas e pudessem trafegar com segurança pelas linhas daquelas. Adequações bem como manutenção foram solicitadas pelas equipes técnicas das concessionárias, sendo essas realizadas pela equipe de voluntários da ABPF nas oficinas da Luz da CPTM, que deu todo o apoio para a realização dessas atividades. Todas as locomotivas foram devidamente lubrificadas, tiveram seus truques limpos e inspecionados, toda a timoneria de freio que apresentava risco de soltura ou de colisão com algum item junto a via permanente foi removida e guardada dentro das cabines das locomotivas para posterior remontagem. Todos os pantógrafos foram amarrados afim de se evitar que os mesmos se levantem durante a viagem. Os engates também foram revisados afim de se garantir que os mesmos estejam plenamente funcionais e seguros.

Após conclusão dos trabalhos, as locomotivas foram consideradas aptas a circular rebocadas pelas ferrovias, fruto do trabalho sério e dedicado de toda a equipe que se empenhou ao máximo por dias para o cumprimento de todos os itens de segurança.

A jornada começa com três locomotivas que seguirão para o pátio e oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP, sendo rebocadas pelas duas locomotivas diesel-elétricas C30-7 da ABPF. Serão levadas duas English Eletric (9007 e 9016) e uma GE (6381) que seguirão no dia 12/09 da Luz para o pátio de Manoel Feio (horário a definir), onde o trem permanecerá até o dia 14/09 – 08:00hs, quando seguirá viagem até São José dos Campos, onde pernoitará. No dia 15/09 – 08:00hs o trem segue de São José dos Campos para Roseira, onde também pernoitará. O último trecho da viagem irá ser percorrido no dia 16/09 – 08:00hs, seguindo de Roseira até Cruzeiro.

Informamos que a programação do transporte esta sujeita a alterações devido a necessidades operacionais e não temos como garantir atualização desta em tempo hábil. Também não temos como garantir precisão de informação divulgadas por páginas e sites de terceiros com base em especulações.

                Aqueles que decidirem registrar ou acompanhar a composição, solicitamos que respeitem a ferrovia, não invadindo suas áreas privativas e nem permanecendo nos trilhos. Contamos com a colaboração de todos para que a operação seja um sucesso e com total segurança!

A evolução da composição poderá ser acompanhada pelas nossas páginas no facebook e também pelo aplicativo de rastreamento de composições da ABPF, disponível na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.abpf.train_tracker&hl=en

Essa composição, que vai ser rebocada por locomotivas da ABPF, tornam concreto o plano original da associação em adquirir locomotivas em padrões mais modernos, que além de oferecerem suporte nas operações dos trens turísticos, são essenciais para esse tipo de operação. No caso, destacamos a locomotiva 9380, que na época de sua aquisição ocasionou diversas críticas pois alguns não consideraram a locomotiva “histórica”, desconhecendo que uma das razões para a aquisição era justamente ter disponível uma locomotiva para tração em trens especiais desse tipo, que requerem ao menos duas locomotivas. Para além, não existem locomotivas mais “populares”, como por exemplo a U20C, disponíveis para venda que estejam em condições recuperáveis e, por isso, optou-se pela aquisição da 9380, que dentre as locomotivas disponíveis para aquisição naquele momento era a mais “interessante”, por ser uma de apenas três fabricadas no mundo e apresentava ótimas condições técnicas.

A English Eletric 9006, conhecida também como “Albatroz”, aguardará a oportunidade para em um futuro breve ser levada para a Regional São Paulo da ABPF, onde será preservada no pátio da Mooca.

As outras duas locomotivas “V8” (6378 e 6383) também permaneceram no depósito da Lapa em São Paulo aguardando a oportunidade para serem rebocadas para Rio Claro/SP, onde serão preservadas na sede do IMF.

Essa ação de preservação é uma das mais significativas dos últimos tempos no país, onde seis locomotivas históricas com mais de 60 anos de idade (a mais nova tem 65 e as mais antigas tem 74) foram salvas do esquecimento e sucateamento graças ao empenho e o desejo comum entre todos os envolvidos no reconhecimento da ferrovia como instrumento de desenvolvimento e representação cultural, parte de nosso legado histórico e do desenvolvimento técnico e logístico, contribuindo de sobremaneira para a preservação da memória e da história nacionais.

Por fim, deixamos aqui nosso agradecimento a Cordeiros Hobby, que tem nos dado apoio nesta e em outras operações! Obrigado!

 
9 Comentários

Publicado por em 3 de setembro de 2020 em Uncategorized

 

9 Respostas para “RESGATE DE ANTIGAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS EM SÃO PAULO

  1. Rômulo Fávero

    3 de setembro de 2020 at 21:39

    Parabéns a todos da ABPF e demais colaboradores por este resgate inédito!

     
  2. Vitor O. Barbosa

    3 de setembro de 2020 at 23:19

    Um excelente trabalho realizado por todos os envolvidos.
    Parabéns para todas as pessoas que investiram tempo e trabalho nessa obra.

     
  3. Keysemario Silva

    4 de setembro de 2020 at 0:11

    Excelente os trabalho que vocês estão desenvolvendo
    Estão de parabéns

     
  4. VANDERLEI ANTONIO ZAGO

    4 de setembro de 2020 at 10:19

    Mais um grande desafio para a ABPF,porém será realizado com sucesso, com certeza!
    Paraéns aos envolvidos.
    Mais um grande momento histórico para a ABPF e a Preservação da Memória Ferroviária!

     
  5. Augusto Salgado

    8 de setembro de 2020 at 18:09

    obrigado pelo esfoço de todos para manter o que o estado não condição VIVA NOSSA MEMORIA!!!

     
  6. Renato Gigliotti

    12 de setembro de 2020 at 19:14

    Parabéns a todos os envolvidos. O Brasil necessita ações dessa natureza para a preservação da nossa história!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: