RSS

RESGATE DAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS: MISSÃO CUMPRIDA!

16 set

Uma das maiores operações de resgate de material ferroviário histórico já realizadas no país foi concluída hoje com pleno sucesso!

As locomotivas sendo posicionadas no pátio da ABPF em Cruzeiro/SP, onde serão preservadas

Foi um sucesso a operação de resgate das três locomotivas elétricas que estavam no depósito da Luz, na capital paulista! Foram 4 dias, mais de 200km de trilhos percorridos em uma das maiores operações de resgate de material ferroviário histórico já realizadas no país!

Tudo isso só foi possível graças ao empenho e a união da ABPF, DNIT, MRS e CPTM em uma parceria em prol da preservação da memória ferroviária nacional sem precedentes.

A três locomotivas, uma GE “V8” fabricada em 1946 e duas English Electric, fabricadas em 1949 e 1955, desativadas há mais de duas décadas serão agora preservadas pela ABPF em Cruzeiro/SP, onde a associação tem uma grande oficina de locomotivas e um pátio com material ferroviário histórico que irá compor um museu ferroviário que será construído.

Manobras no pátio da Luz da CPTM para formação da composição
A composição especial no trecho
Trem partindo da estação de São José dos Campos
A composição se aproximando de Aparecida
Passando por Guaratinguetá
Seguindo para Cruzeiro
As locomotivas elétricas entrando no pátio da ABPF em Cruzeiro onde serão preservadas
Parte da equipe responsável pelo sucesso dessa grande operação

O apoio e sensibilidade do DNIT em nos ouvir e dar todo apoio e depositar em nós a confiança para que sejamos os guardiões das locomotivas, evitando assim que as mesmas se tornem sucata, bem como o primordial apoio da CPTM, que nos ofereceu suas oficinas para que pudéssemos realizar a revisão e preparar as locomotivas para a viagem além de todo o auxílio para o translado da composição desde a Luz até o pátio de Engenheiro Manoel Feio, deixamos aqui registrados os nossos agradecimentos a ambos.

Nossos agradecimentos também a MRS, que se sensibilizou e nos ofereceu todo o apoio para a operação, abrindo horários em sua grade para encaixar o nosso trem, fornecendo equipe de apoio e escolta para a composição durante todo o trajeto na linha sob sua concessão, bem como vigilância constante nos locais onde o trem pernoitou; sem esse apoio esse resgate não teria sido possível. A MRS demonstrou todo o seu profissionalismo e seriedade em organizar e viabilizar toda a logística da operação bem como a sua atenção para com a memória ferroviária nacional.

 
5 Comentários

Publicado por em 16 de setembro de 2020 em Uncategorized

 

5 Respostas para “RESGATE DAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS: MISSÃO CUMPRIDA!

  1. Rômulo Fávero

    16 de setembro de 2020 at 19:28

    A ABPF mais uma vez demonstrando a capacidade de agregar apoio em prol da preservação ferroviária. Parabéns a todos os envolvidos!

     
  2. André Luiz Moraes Lima

    16 de setembro de 2020 at 20:10

    PARABÉNS a todos envolvidos.

     
  3. Ricardo Lafayette

    17 de setembro de 2020 at 10:33

    Parabéns pelo trabalho. Acompanhei tudo pelas postagens da ABPF em sua página no facebook, realmente um regate histórico. Mas uma dúvida? Que tipo de reforma a ABPF planeja para as 3 locomotivas? Será uma reforma estética para que elas fiquem expostas de forma estática, ou alguma das 3 será reformada para voltar a circular? Perguntei porque apesar de ter apenas uma V8, são duas English Electric, então, talvez uma das duas pudesse ser recuperada para voltar a circular.

     
    • bcsanches

      19 de setembro de 2020 at 11:55

      Apenas reforma estética.

       
  4. Samuel A Oliveira

    17 de setembro de 2020 at 21:19

    Parabéns a todos em resgatar as locomotivas que fazem parte da história ferroviária do Brasil.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: