Uma das maiores operações de resgate de material ferroviário histórico já realizadas no país foi concluída hoje com pleno sucesso!

Foi um sucesso a operação de resgate das três locomotivas elétricas que estavam no depósito da Luz, na capital paulista! Foram 4 dias, mais de 200km de trilhos percorridos em uma das maiores operações de resgate de material ferroviário histórico já realizadas no país!
Tudo isso só foi possível graças ao empenho e a união da ABPF, DNIT, MRS e CPTM em uma parceria em prol da preservação da memória ferroviária nacional sem precedentes.
A três locomotivas, uma GE “V8” fabricada em 1946 e duas English Electric, fabricadas em 1949 e 1955, desativadas há mais de duas décadas serão agora preservadas pela ABPF em Cruzeiro/SP, onde a associação tem uma grande oficina de locomotivas e um pátio com material ferroviário histórico que irá compor um museu ferroviário que será construído.








O apoio e sensibilidade do DNIT em nos ouvir e dar todo apoio e depositar em nós a confiança para que sejamos os guardiões das locomotivas, evitando assim que as mesmas se tornem sucata, bem como o primordial apoio da CPTM, que nos ofereceu suas oficinas para que pudéssemos realizar a revisão e preparar as locomotivas para a viagem além de todo o auxílio para o translado da composição desde a Luz até o pátio de Engenheiro Manoel Feio, deixamos aqui registrados os nossos agradecimentos a ambos.
Nossos agradecimentos também a MRS, que se sensibilizou e nos ofereceu todo o apoio para a operação, abrindo horários em sua grade para encaixar o nosso trem, fornecendo equipe de apoio e escolta para a composição durante todo o trajeto na linha sob sua concessão, bem como vigilância constante nos locais onde o trem pernoitou; sem esse apoio esse resgate não teria sido possível. A MRS demonstrou todo o seu profissionalismo e seriedade em organizar e viabilizar toda a logística da operação bem como a sua atenção para com a memória ferroviária nacional.
Rômulo Fávero
16 de setembro de 2020 at 19:28
A ABPF mais uma vez demonstrando a capacidade de agregar apoio em prol da preservação ferroviária. Parabéns a todos os envolvidos!
André Luiz Moraes Lima
16 de setembro de 2020 at 20:10
PARABÉNS a todos envolvidos.
Ricardo Lafayette
17 de setembro de 2020 at 10:33
Parabéns pelo trabalho. Acompanhei tudo pelas postagens da ABPF em sua página no facebook, realmente um regate histórico. Mas uma dúvida? Que tipo de reforma a ABPF planeja para as 3 locomotivas? Será uma reforma estética para que elas fiquem expostas de forma estática, ou alguma das 3 será reformada para voltar a circular? Perguntei porque apesar de ter apenas uma V8, são duas English Electric, então, talvez uma das duas pudesse ser recuperada para voltar a circular.
bcsanches
19 de setembro de 2020 at 11:55
Apenas reforma estética.
Samuel A Oliveira
17 de setembro de 2020 at 21:19
Parabéns a todos em resgatar as locomotivas que fazem parte da história ferroviária do Brasil.