Neste último final de semana entrou em serviço o carro de aço carbono PC-6390, o primeiro dos carros que foram resgatados pela ABPF no antigo depósito de Santos Dumont a ser inteiramente recuperado. Foram meses de trabalhos para que o carro fosse recuperado e colocado em perfeitas condições de funcionamento, atendendo inclusive as atuais normas de segurança e operação.
Fabricado no início da década de 1970 nas oficinas da RFFSA, foi utilizado em diversos trechos, sendo seu último serviço no “trem urbano” no trecho da Linha do Centro entre Mathias Barbosa e Benfica, no famoso “Trem Xangai”.
Desativado em 1996, foi recolhido juntamente com os demais carros de passageiros no depósito de Santos Dumont, onde permaneceu por 23 anos exposto à ação das intempéries e de vandalismo. Após um longo processo burocrático, com apoio do Ministério Público Federal e da MRS Logística, foi resgatado e levado para as oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP, onde foi inteiramente recuperado.
Para finalizar a recuperação, foi aplicado o segundo padrão de pintura para carros de aço carbono adotado pela RFFSA, com caixa na cor “vermelho toscano” e faixas e inscrições amarelas, conforme era feito na década de 1970.
O carro vai ser utilizado até o dia 12/10 no “Expresso Vale das Frutas, que está percorrendo o trecho da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro entre Louveira e Valinhos e, após esse período, segue para Guararema, onde passará a compor a frota fixa do Trem de Guararema. Esse é mais um bem resgatado e inteiramente recuperado pela ABPF e disponibilizado para o público.
O Expresso Vale das Frutas foi idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF com apoio da RUMO Logística, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e MRS Logística, o Expresso Vale das Frutas tem o objetivo de apresentar todo o potencial turístico da região de Valinhos, Vinhedo e Louveira.
Para saber mais sobre o carro PC-6390, acesse:
Inicio da Reforma do Carro PC-6390
David Francisco Fiuza
4 de maio de 2022 at 20:01
Sou fã incondicional do Trem, gostaria que voltasse as linhas de passageiros.
SEBASTIAO RORIGUES DA SILVA
17 de dezembro de 2022 at 18:43
Gosto muito de trens ,sou de SANTOS DUMONT,quando jovem viajei algumas veses para JUIZ DE FORA no trem XANGAI,torço muito pela revitalizaçao das ferrovias de nosso pais