RSS

Novo apito da Locomotiva 1424

28 dez

Um dos itens mais comum de vir faltando em locomotivas quando são resgatadas para preservação é o apito. Por causa disso, na nossa regional existe um deficit de apitos e procurando formas de solucionar este problema foi optado pela importação de apitos novos.

Ainda existem uns poucos fabricantes no mundo de componentes de locomotivas a vapor, em geral fornecem partes para ferrovias preservadas e em alguns casos, para entusiastas.

No caso do apito existe nos Estados Unidos um certo hobby quanto a colecionar e ter apitos a vapor funcionais em casa, onde alguns entusiastas usam compressores de ar para tocarem seus apitos ou até mesmo caldeiras estáticas, podendo assim ter o som mais fiel possível.

Dessa forma, em 2011 começamos a negociação com um desses produtores para a fabricação e importação de um apito de locomotiva para nossa frota. O produtor em particular possuía diversos modelos e tamanhos e por seleção entre os voluntários da regional, decidiu-se por um apito de 6 notas, algo que nenhuma das locomotivas da nossa regional possuem. Curiosamente, descobrimos mais tarde que este apito talvez seja o único do Brasil, segundo alguns pesquisadores.

Após alguns meses recebemos nosso apito, que devido a um erro do fornecedor veio sem a válvula original. Entre os entraves burocráticos e dificuldades de importação, acabamos por desenvolver uma válvula própria nas Oficinas de Cruzeiro e finalmente o apito pode ser instalado.

Apito nas oficinas de Cruzeiro

Apito nas oficinas de Cruzeiro

Decidiu-se então pela instalação do apito na locomotiva 1424, sendo assim seu apito ficou disponível para outra locomotiva quando esta sair da reforma:

Apito já instalado na locomotiva

Apito já instalado na locomotiva

Como fotos não fazem jus ao som do apito, criamos um pequeno vídeo para mostrar como ficou o desempenho do novo apito:

Lembrando que aqueles que desejarem ver e ouvir o novo apito ao vivo, basta visitar o Trem das Águas em São Lourenço.

Anúncios
 

Tags: , , , , , ,

4 Respostas para “Novo apito da Locomotiva 1424

  1. Julio Moraes

    28 de dezembro de 2012 at 14:30

    Caro Bruno, apesar de conversarmos tanto quando nos vemos, ainda faltou comunicação: no acervo da E. P. P.P. temos vários moldes para fundição de peças de locomotivas a vapor, inclusive de apitos, injetores, etc. Há tempo planejamos contatar parceiros para explorar este potencial, e com certeza a ABPF é o primeiro parceiro da lista. Creio que 2013 será uma ótima ocasião para falarmos disso, não? Um abraço, Julio Moraes.

     
    • Julio Moraes

      28 de dezembro de 2012 at 14:31

      … desculpe, esqueci de dizer o principal: PARABÉNS por mais esta demonstração de esmero no trabalho preservacionista da ABPF-Sul de Minas. Julio Moraes.

       
      • bcsanches

        28 de dezembro de 2012 at 14:39

        Mais uma vez obrigado! Espero que em 2013 possamos aprofundar mais o relacionamento entre as entidades e quem sabe fecharmos algumas parcerias! Abraços!

         
    • bcsanches

      28 de dezembro de 2012 at 14:34

      Olá Julio,

      isso é realmente interessante. Podem surgir grandes possibilidades nisso. A questão do apito foi algo que a gente sempre discutiu internamente por aqui e acho que nunca comentamos muito com ninguém de fora, não por ser um segredo, mas falha de comunicação ou simplesmente por não vermos necessidade.

      A tempos temos trabalhado nessa questão de importação de componentes e como temos essa necessidade de apito, decidimos começar por estes por serem mais baratos. Lembro-me que na época fizemos alguns levantamentos de custos para copiar os existentes e o custo era meio alto e sem garantia de sucesso, então decidimos importar para ver.

      Outros componentes que temos em vista são partes para compressores de ar, geradores e possivelmente um compressor inteiro, mas o alto custo da peça e do frete (além dos impostos) provavelmente vai inviabilizar.

      Mas certamente agora já temos um novo assunto para discutirmos em 2013 assim que tivermos a oportunidade.

      Abraços

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: