Nossos leitores mais antigos devem se lembrar de quando reportamos aqui a remoção das rodas da locomotiva 522, hoje vamos mostrar um pouco do trabalho que já foi feito com as rodas motrizes.
O primeiro passo é uma boa limpeza para remover toda a sujeira acumulada ao longo de anos de uso e abandono da locomotiva em pátios, isso é feito não somente para se facilitar o trabalho, mas também para se encontrar possíveis problemas “escondidos” pela sujeira. Nessa etapa também é removida toda pintura antiga.
Por fim, o rodeiro já limpo é pintado com uma tinta de fundo para proteger o metal de ferrugem no tempo que ele ainda vai ficar parado na oficina até que todos trabalhos sejam concluídos.
Com a remoção dos rodeiros, também são removidas as caixas dos mancais, que também passam por uma limpeza um pouco mais trabalhosa para remover todo óleo acumulado e seco que ficou por décadas depositado ali.
O compartimento onde fica armazenada a estopa embebida em óleo que é responsável por manter o mancal lubrificado é limpo com fogo de forma a se queimar toda estopa e óleo grudados no compartimento:
Após todos os trabalhos, os mancais são guardados no estoque da oficina e por lá vão ficar até quando for iniciada a montagem da locomotiva.
Adriano Nervis
18 de dezembro de 2013 at 10:14
Parabéns pelo belo trabalho!
Somos fabricantes de Metal Patente (Babbit) para Mancais – Anda Metais.
bcsanches
19 de dezembro de 2013 at 9:00
Obrigado Adriano!